CARETO AIRSHOW – FESTIVAL AÉREO EM BRAGANÇA

o ano em que o Aero Clube de Bragança (ACB) assinala 60 anos de existência, o Careto AirShow vai ter uma edição especial, garantindo o melhor cartaz de sempre.

Careto AirShow23 vai ter 15 exibições aéreas, com destaque para a demonstração de um Jato histórico, dos anos 60, e a performance acrobática em formação, a cargo de Ramon Alonso, com títulos de Campeão do Mundo e Campeão da Europa, e Jorge Macias, com participação nas maiores competições acrobáticas internacionais.

O evento decorre nos dias 23, 24 e 25 de junho, tendo como dia principal (quando acontece o Festival Aéreo), o dia 24 de junho, sábado.

Os interessados poderão fazer as suas inscrições seguindo as ligações abaixo:

Inscrição PILOTOS

Inscrição SPOTTER´S

Inscrição ROAD IN

São 15 as exibições aéreas previstas, com destaque para a performance acrobática de Ramon Alonso, com títulos de Campeão do Mundo e Campeão da Europa, e Jorge Macias, com título de Campeão de Espanha, representando este país em inúmeras competições internacionais, nomeadamente, o FAI – World Formation Aerobatic Championship, onde competem as melhores equipas do mundo da FAI (Federação Internacional de Aeronáutica).

Os dois conceituados pilotos vão também garantir uma atuação interativa com crianças, um espetáculo que se adivinha, arrebatador.

As exibições aéreas arrancam após a passagem sobre o Aeródromo de Bragança de uma patrulha de F16 da Força Aérea Portuguesa, marcada para as 14h45. Segue-se a sempre espetacular demonstração de performance da Patrulha Fantasma, composta por duas aeronaves completamente distintas e exóticas. A sua atuação consiste num voo de formação com cruzamentos, ruturas, com alguma acrobacia à mistura, mas sobretudo é um voo de exibição de aviões experimentais.

A Patrulha Fantasma surgiu no ano de 2006 e foi inicialmente constituída pelas aeronaves RV6, agora substituído pelo ACRO200 e VariEze, esta última única em Portugal. Não podiam faltar os Salto dos Paraquedistas caretos, que já se tornaram numa das imagens identificativas deste festival.

A demonstração do Jato histórico, acontece antes de arrancarem as acrobacias. Depois da demonstração o piloto abre a possibilidade de realizar visitas ao cockpit e falar sobre fantástica esta aeronave.
Segue-se o espetáculo acrobático com as piruetas, loops, voos invertidos, 8 cubano e muito mais, arrancando com Luis Garção e o seu novíssimo EXTRA 330 LT, segue Pedro Cunha Pereira com famoso avião CITABRIA e continua José Luís Lickfold, com o Pitts S2A.

A equipa DoubleAce, que junta Ramon Alonso e Jorge Macias atua em formação, para depois, individualmente, cada um fazer a sua exibição.

A patrulha acrobática YAKSTARS, alinha-se em formação para a sua fantástica exibição dos YAK52 e, por fim, uma demonstração das capacidades de voo do EADS C-295M (Elefantes) da Força Aérea Portuguesa, um avião de construção metálica, de asa alta, com um grupo propulsor constituído por dois turbo-prop, fuselagem e cabine de voo pressurizadas, e que tanto fazem pela sociedade civil, com busca e salvamento, vigilância marítima, transporte aero-médico, missões humanitárias. Uma oportunidade de ver esta valente aeronave de perto.

Três dias de Festa, com diversão, humor e muito mais Na vertente social o programa do Careto AirShow23 está cheio de novidades, a começar pelo espetáculo de humor a realizar na noite de 23 de junho, com “Quim Roscas e Zeca Estacionâncio”, a conceituada dupla de stand-up comedy. Alias, “Quim Roscas”, que é o comunicador da RTP, João Paulo Rodrigues, é também piloto e um fervoroso amante da aeronáutica civil, aceitou o convite para apadrinhar o evento e surge, assim, como o padrinho do Careto AirShow23, envolvendo-se em toda a organização e promoção do evento.

Na noite de 23 de junho, noite de São João, a festa começa pelas 19h30 com uma sardinhada, às 22h00 atuam os referidos comediantes e, a partir das 23h30, acontece um arraial popular.

No sábado, dia 24, a noite é dedicada à festa “Oitentamente”. Em permanência há animação dos tradicionais Caretos, bem como Tasquinhas
com serviço de refeições tipicamente transmontanas e bares.

Há uma área dedicada às crianças e exposições diversas abertas a todos os visitantes.

Como habitual o ACB garante batismos de voo solidários, este ano oferece voos aos cuidadores informais, pessoas com vidas limitadas por doença de familiares, que cuidam e poucas vezes são cuidados.

Este ano, pela primeira vez, o Careto AirShow recebe a Associação Portuguesa de Hipertensão Pulmonar que, com o lema “Perder o fôlego”, vai desenvolver durante o evento ações de informação sobre uma doença rara, de difícil diagnóstico, que causa grandes transtornos na qualidade de vida dos doentes. Um diagnóstico precoce ajuda os portadores no controle da doença,
aumenta a longevidade e, acima de tudo, permite o aumento da qualidade de vida.

Durante o Careto AirShow poderá ainda visitar o Stand do Kiosque da Aviação.