O Aero Clube de Bragança celebrou, neste domingo, o seu 60.º aniversário e assinalou a data especial reunindo sócios numa comemoração onde foram homenageadas pessoas e entidades ligadas ao ACB, bem como os valores que representam nas causas defendidas.
Nuno Fernandes, presidente do ACB desde 2017 e atualmente no seu terceiro mandato, referiu-se à data histórica que o clube está a celebrar. “Estamos a comemorar os 60 anos do ACB, coincidindo esta celebração com a 19.ª edição do Raid Ibérico, que passa por Bragança nesta altura, aproveitando para reunir amigos nesta data simbólica”.
O Raid Ibérico, cuja primeira edição ocorreu em 2002, conduzida pelo espírito empreendedor do atual presidente da assembleia-geral, João Rodrigues, visa promover a união entre portugueses e espanhóis. “Nesta edição, contamos com 30 aviões e 60 participantes, num convívio salutar entre portugueses e espanhóis. Este é um evento consolidado, no qual não podemos aceitar mais inscrições, uma vez que as vagas estão completamente preenchidas”.
O papel social do ACB é uma das vertentes mais evidentes da instituição, e Nuno Fernandes reforça esse propósito na sua presidência. “O Aero Clube preza por contribuir para a cidade de Bragança; não somos apenas uma organização ligada à aviação, somos muito mais do que isso. Somos uma instituição solidária, com uma presença ativa na comunidade e que traz benefícios financeiros para a cidade através dos eventos que organizamos, além de oferecer apoio filantrópico nos voos solidários. O propósito do Aero Clube é também unir entusiastas da aviação, permitindo que os nossos sócios combinem a sua paixão com a vontade de auxiliar o próximo.”
“Para além do Raid Ibérico, o último do ano, o Aero Clube de Bragança organiza outros eventos, sendo de destacar o Careto Air Show, em junho. Estes eventos são complementados por outras atividades de menor dimensão, mas de grande importância solidária,” frisou.
As eleições para o ACB estão previstas para março de 2024 e Nuno Fernandes espera que surjam candidatos para o suceder no cargo de presidente. “Gostaria que surgissem candidatos para a direção do Aero Clube, visando elevar o bom nome desta instituição.”
O ACB, atualmente, conta com cerca de 270 sócios e Nuno Fernandes não esconde o desejo de ver esse número aumentar. “É sempre desejável aumentar o número de sócios, tendo em conta que apenas cerca de 40 deles são pilotos. No entanto, conseguimos unir a comunidade ao clube através da boa vontade e solidariedade das nossas causas, sem ser necessário estar envolvido diretamente na aviação. Aumentar o número de sócios poderia significar um maior impacto positivo na nossa comunidade,” concluiu.
A festa de aniversário não deixou passar a oportunidade de homenagear os sócios Álvaro Silva e Rui Alves, bem como os pilotos Onofre Pereira e Artur Caracol. Além disso, foram homenageados os Bombeiros de Bragança, o presidente da Fundación Cielos de León, Vicente Cordier, e o diretor do aeródromo municipal, Orlando Gomes.