O Aero Clube de Bragança é uma instituição que se dedica ao fomento e prática das diversas modalidades aeronáuticas.

1922

A primeira aeronave que sobrevou o distrito de Bragança foi um biplano da Esquadrilha da Amadora que aterrou em Macedo de Cavaleiros, em 1922. Foi recebido em festa, e com foguetes pela população. Regressou à Amadora no dia 3 de agosto de 1922, num voo de 350 Km feito em duas horas e cinquenta minutos.

1925

A primeira aterragem de um avião em Bragança ocorreu três anos depois, no ano de 1925. Aconteceu num lameiro na veiga de Gostei, onde, posteriormente, foi colocada uma pedra de granito evocativa desse momento, e que mais tarde foi mudada para o aeródromo de Bragança.

1927-1935

O primeiro campo de aviação de Bragança, foi construído entre 1927 e 1932, no local de S. Tiago - um amplo pinhal, na altura a cerca de três quilómetros do limite da cidade, denominado “Campo do Calaia”, sito na zona Poente da Cidade de Bragança. A sua inauguração ocorreu a 20 de fevereiro de 1932, marcando presença uma esquadrilha de cinco aviões do Grupo Independente de Alverca. Este campo foi renomeado 1935, passando a designar-se Campo de Aviação Plácido de Abreu, em homenagem ao piloto de acrobacias português falecido em França num acidente de aviação.

Foi a partir dessa infraestrutura, que o movimento associativo aeronáutico se desenvolveu, tendo sido a base de operações que estaria na génese do Aero Clube de Bragança, que ao longo de décadas contribuiu para potenciar o entusiasmo necessário por parte da sociedade civil, proporcionando formação inicial de pilotagem e de entusiasmo por uma carreira na Força Aérea ou na aviação privada e civil, organizando atividades desportivas e recreativas aeronáuticas.

1962

Os estatutos do aeroclube foram aprovados por despacho de 21 de setembro de 1962 pelo Ministério das Comunicações, tendo este despacho sido publicado em Diário da República em 05.02.1963.

Foram dez os sócios fundadores, sendo o Presidente da Assembleia Geral o Coronel do Exército António José Machado; o Presidente da Direção, o Eng.º Adriano Augusto Pires, na altura Presidente da Câmara Municipal; e o Presidente do Conselho Fiscal Júlio Lopes, Gerente do Banco Nacional Ultramarino. Ainda nesse mesmo ano, o Aero Clube de Bragança iria totalizar 65 sócios.

1963

A inauguração oficial do Aeroclube de Bragança ocorreu nos dias 19 e 20 de outubro de 1963, dois dias de festa, em que na manhã do dia 20, pelas 9 horas se realizou um festival aeronáutico.

1970

No início dos anos 70 foi construído o Aeródromo Municipal de Bragança, sito na Freguesia de Baçal, entre as localidades de Baçal e Sacoias, tendo o ACB, no final dessa década, transferido a sua base de operação para a nova infraestrutura, onde teve a sua primeira sede (física), em terreno adjacente ao aeródromo cedido pela Câmara Municipal de Bragança, e com o esforço de todos os associados que contribuíram para a obra com materiais e mão-de-obra, tendo como líder o Dr. Luís de Carvalho, eminente associado do ACB. A antiga sede viria a ser substituída, já em 2010, por novas instalações mais modernas e funcionais, cedidas pela Câmara Municipal de Bragança.

1978

Em 1978 o Aeródromo Municipal de Bragança foi dotado de aerogare, torre de controlo e hangar.

1980

A partir da década de 80 houve uma intensificação da atividade aeronáutica do ACB, tendo surgido os primeiros pilotos de ultraleve.

2003

2003 fica marcado pela primeira edição do Raid Ibérico.

2004

O primeiro curso de formação de pilotos PPL(A) teve lugar em 2004, através da Escola de Aviação Aerocondor.

Naquela época a frota do ACB era constituída por duas aeronaves, uma ligeira – Rallye, e outra ultraleve –Weedhopper. Após o término daquele curso, o ACB adquiriu mais uma aeronave ligeira – Cessna 152, tendo em vista a sua utilização em formação de pilotos, numa futura escola de voo própria.

2008

 Em 2008 o ACB adquiriu mais uma aeronave ultraleve – Land Africa para a formação de pilotos da modalidade. Em adquiriu o emblemático Cessna 172, que hoje podemos ver nos céus de Bragança, ornado com os simbólicos Caretos, por exemplo na realização dos voos solidários.

O ACB é associado da FPA – Federação Portuguesa de Aeronáutica, e em colaboração com esta, participou ativamente em todas as Operações de Vigilância e Monitorização Florestal. O ACB é também associado da APAU – Associação Portuguesa de Aviação Ultraleve, colaborando e participando nas diversas atividades por esta realizadas.

atualidade

Da história mais recente destacamos o Raid Ibérico, que teve a sua primeira edição em 2003. O Raid Ibérico tem-se realizado quase ininterruptamente, indo já na XIX edição.

Na sua génese esteve o atual presidente da assembleia geral, João Rodrigues.

A atual direção, que prima em honrar o passado, deu continuidade, com a mesma entrega e empenho, a esta iniciativa, que se realiza com muito entusiasmo até hoje.

Destacamos, também, o Careto AirShow, o evento que dá mais visibilidade ao ACB, que envolve mais pessoas, não só na organização, mas também na assistência, e que já vai na VII edição

Os Voos Solidários têm servido para abraçar muitas causas e ajudar muita gente, sobretudo as pessoas mais desfavorecidas identificadas pelas Instituições de Solidariedade Social locais, sendo já uma referência que também serve para qualificar o turismo da região

TRIÉNIO 2024-2027

Direção

Presidente

Nuno Miguel Carneiro Rodrigues Fernandes

Presidente Adjunto

Fernando Manuel Almeida Torres

Vice Presidente

Sheila da Cunha Martins Afonso

Secretário

Eduardo Alexandre Martins Carreira

Tesoureiro

Telmo Morais Pires Garcia

Mesa da Assembleia Geral

Presidente

João Batista Pereira Rodrigues

Vice Presidente

Álvaro de Jesus Gonçalves Carvalho da Silva

Secretário

João Américo Gonçalves Andrade

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