Aero Clube
de Bragança

O Aero Clube de Bragança é uma instituição que se dedica ao fomento e prática das diversas modalidades aeronáuticas.

1963
1963
O ACB foi constituído em Janeiro de 1963, conforme aviso do Ministério das Comunicações, através da Direcção-Geral da Aeronáutica Civil. As forças vivas da cidade, em especial um conjunto de empresários, Sócios-Fundadores, conseguiram adquirir a primeira aeronave do ACB, dando então início aos “primeiros voos”. Inicialmente teve como base de operação o denominado “Campo do Calaia”, sito na zona Poente da Cidade de Bragança.
1972
1972

No início da década de 70 foi construído o Aeródromo Municipal de Bragança, sito na Freguesia de Baçal, entre as localidades de Baçal e Sacoias. Tendo o ACB transferido a sua base de operação para a nova infraestrutura.

1978
1978
Em 1978 o Aeródromo Municipal de Bragança foi dotado de aerogare, torre de controlo e hangar.
1979
1979

Em finais da década de 70 o ACB teve a sua primeira sede (física), em terreno adjacente ao aeródromo cedido pela Câmara Municipal de Bragança. Com o esforço de todos os associados que contribuíram para a obra com materiais e mão-de-obra, tendo como líder o, malogradamente desaparecido, Dr. Luís de Carvalho, eminente associado do ACB.

1980
1980

A partir da década de 80 houve uma intensificação da atividade aeronáutica do ACB, tendo surgido os primeiros pilotos de ultraleve.

2002
2002
Em 2002 realiza o primeiro Raid Aério do Noroeste Ibérico, designado como “Raid número 0” em estreita colaboração com o RACL – Real Aero Club de Leon (Espanha). Durante 10 anos este Raid foi  sempre auxiliado, de forma inexcedível, pela FAP – Força Aérea Portuguesa, com o apoio de um Aviocar e, à posterior, um EADSC-295M
2004
2004
O primeiro curso de formação de pilotos PPL(A) teve lugar em 2004, através da Escola de Aviação Aerocondor.

Naquela época a frota do ACB era constituída por duas aeronaves, uma ligeira – Socata Rallye 180, e outra ultraleve – Weedhopper.

2005
2005

Após o término daquele curso, o ACB adquiriu mais uma aeronave ligeira – Cessna 152, tendo em vista a sua utilização em formação de pilotos.

2008
2008
Em 2008 adquiriu mais uma aeronave. Um ultraleve – Land Africa para a formação de pilotos da modalidade. Desde 2008 foram formados vários pilotos.Em parceria com o ACV – Aero Clube de Viseu, do qual é Sócio Honorário Nº 1, é assinada a parceria para os cursos de formação de pilotos de PPL(A) e PU.
2010
2010
A antiga sede viria a ser substituída, já em 2010, por novas instalações mais modernas e funcionais, cedidas pela Câmara Municipal de Bragança.
2012
2012
Já em 2012 é aberta a secção de planadores sendo adquirido um Socata Rallye 180 rebocador e um planador bi-lugar Grob Twin Astir
2016
2016
Com a vontade de renovação de frota de todos os associados do Aero Clube de Bragança, em 2016 foi adquirido um Cessna 172, há muito esperado, preparado para escola e com caraterísticas que permitissem viagens mais longas. Desde sempre que o ACB vem a realizar anualmente um festival aéreo. Contudo, em 2016, nasce o primeiro CARETO AirShow. Este evento viria a trazer mais do que os habituais aviões em acrobacia, sendo aliada a imagem dos tradicionais mascarados das festas de inverno transmontano. O salto de paraquedistas catetos e as exposições em solo vieram tronar este um festival para toda a família.
História Aero Clube de Bragança

O ACB abre a secção de aeromodelismo e inicia a criação da escola em 2017.

2018
2018
É em 2018 que o Raid ao Noroeste Ibérico muda de nome e se torna um dos principais passeios de avião na península Ibérica. Com a parceria da Fundación Cielos de León desde já há vários anos o nome para a ser Raid Ibérico, sendo esta a XIV edição, alargando a abrangência geográfica e participativa. Ainda este ano, o Careto AirShow, na terceira edição, passa a Vintage e realça as máquinas de antigamente. É aqui que se aliam os carros e motos antigos e que o festival dá um grande salto na afluência do publico.
2019
2019

No inicio do ano 2019 o ACB adquire mais uma aeronave, um ultraleve de ultima geração Sport Cruiser, que vem a reforçar a frota.

Atualidade
Atualidade

Presentemente o ACB gere os combustíveis e o bar do aeródromo municipal. Participa em varias iniciativas de âmbito aeronáutico e tem como principais eventos o Careto AirShow e o Raid Ibérico. Realiza batismos de voo solidários e patrocina todos os anos uma instituição de solidariedade social do Distrito de Bragança. O ACB é associado da FPAero – Federação Portuguesa de Aeronáutica, e em colaboração com esta, participou ativamente em todas as Operações de Vigilância e Monitorização Florestal. O ACB é também associado da APAU – Associação Portuguesa de Aviação Ultraleve, colaborando e participando nas diversas atividades por esta realizadas.
O ACB está a realizar a inscrição na FPP – Federação Portuguesa de Paraquedismo.

Direção Aero Clube de Bragança

Nuno Fernandes

Pedro Oliveira

Presidente Adjunto
António Canais

Vice-Presidente
Telmo<br> Garcia

Telmo
Garcia

Tesoureiro
Sheila Afonso

Secretária
Fernando Torres

Vogal
José<br> Rocha

José
Rocha

Vogal

A Assembleia Geral é presidida por João Rodrigues e o Conselho Fiscal conta com Paulo Abreu na presidência.